Este portfólio online sobre grafismo infantil tem como objetivo aproximar os educadores desta ferramenta de comunicação tão utilizada pelas crianças, o desenho. Esta é uma forma de expressão tão característica quanto a escrita, assim como cada individuo possui uma forma única e singular de escrita, o desenho também possui esta singularidade. Por isso, é importante que as crianças estejam sendo sempre estimuladas a desenhar, algo que vai na contra mão do que esta acontecendo nas escolas.
A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, é marcada pelo inicio do processo de alfabetização e a diminuição na frequência do ato de desenhar. E como este processo de escolarização das crianças esta iniciando cada vez mais cedo, o que encontramos são crianças que param de desenhar e se transformam em adultos com desenhos característicos de crianças.
Veremos então ao decorrer das postagens o que caracteriza cada fase do desenho, na visão do autor Viktor Lowenfeld que classifica o grafismo em cinco fases: garatujas, pré-esquema, esquema, realismo e pseudonaturalismo. Além do livro Desenvolvimento da Capacidade Criadora de Lowenfield (1970) utilizamos também textos de Edith Derdyk (1955) e Cleusa Peralta Castell (2012).
Optamos por dividir o trabalho em: introdução, justificativa, fases do grafismo, considerações finais e algumas imagens de produções nossas durante as oficinas de desbloqueio do grafismo e desenho diagnostico da figura humana, e as referências dos textos utilizados se encontrarão ao final de cada postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário