NOSSAS PRODUÇÕES NAS OFICINAS DE DESBLOQUEIO DO GRAFISMO E DESENHO DIAGNÓSTICO DA FIGURA HUMANA

   Achamos que também seria interessante compartilhar com vocês algumas de nossas produções. Experiências que a disciplina de Arte-Educação nos proporcionou.
   Passamos por muitos momentos importantes na disciplina, mas destacaremos aqui apenas nossas experiências nestas duas oficinas.
   A primeira oficina de desbloqueio do grafismo ocorreu da seguinte forma. A professora Luciane Goldberg nos entregou vendas e folhas de papel em branco, com os olhos vendados escolhemos aleatoriamente um giz de cera, sem identificar a cor, com a mão que não dominamos. Então a professora colocou uma música e nós rabiscamos o papel conforme ouvíamos a música.
   O mesmo processo foi repetido, mas desta vez utilizando um giz de cera em cada mão. E para finalizar, desta vez, utilizamos a mão que dominamos para fazer o desenho. Ao decorrer dos três momentos tocaram músicas, e cada uma conforme o resultado esperado.
   Tudo que aconteceu nesta oficina teve uma intecionalidade e um propósito. As vendas, tanto para não interferir na escolha das cores como também para possibilitar uma maior "liberde" em relação ao olhar do outro, o não domínio do papel e as músicas que estavam de fundo. Tudo foi pensado para que nós conseguíssemos chegar mais próximo possível do real sentimento que uma criança pequena tem ao executar seus primeiros rabiscos.

   Estas então, são nossas garatujas, ou rabisco:




   A segunda parte desta oficina, foi identificar figuras em nossos rabiscos. Vocês talvez identifiquem algumas imagens demarcadas nos rabiscos... ou não rsrsrs. Sintam-se a vontade para identificar suas próprias imagens.

       Nossa segunda experiência aqui citada, será a oficina de desenho diagnóstico da figura humana. Esta ocorreu sem a necessidade de uma ambientação, mas foi tão significante quanto a outra. 
     Foi um momento de alto conhecimento em relação a nosso próprio desenho, com o esforço constante de não nos alto-julgar em relação as fases de nossos grafismos. 
     A professora novamente entregou os materiais, folhas em branco, lápis com ponta de grafite, borracha e lápis de cores. E a proposta era, desenhar a sua maneira e logo em seguida escrever os sentimentos que lhe ocorreram no processo do desenho.

    Estes são nossos desenhos, eles estão classificados respectivamente em uma transição de esquema para realismo, realismo e pseudonaturalismo:



Então é isso pessoal, esperamos que tenham gostado e que nosso trabalho lhes seja útil. Que tenhamos conseguido incentivar vocês a valorizarem um pouco mais o desenho como uma forma de expressão,  propriciarem as crianças a possibilidade de estar em constante evolução no desenvolvimento de seus grafismos e que vocês mesmo se sintam convidados para  voltarem a desenhar.

Obrigada ;]

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